Regulamento de Exposição


13511532_1057162097655003_1202814997_n.jpg


Exposição 

Ao inscrever um exemplar, seu handler/proprietário deverá ter em mente que um  julgamento expressa a opinião pessoal do árbitro sobre o exemplar a ser avaliado,  esta opinião é soberana e irrecorrível.

 – A avaliação de cães tem como critério a comparação de cada exemplar com o padrão racial adotado pela UCB

-  Após o resultado ser definido e registrado o árbitro não poderá modificar o julgamento, exceto em casos onde haja erros no preenchimento da planilha ou de alguma eventualidade a ser analisada e aprovada pelo superintendente da exposição e  com todos os cães participantes daquele julgamento ainda presentes; neste caso, junto com a planilha será anexado um adendo assinado  pelo árbitro e pelo superintendente com a mudança  feita.


Somente poderão participar cães com idade acima de 4 meses e devidamente vacinados (vacina múltipla V8 ou V10 e anti-rábica). Os expositores devem estar de posse, durante a exposição, do atestado de vacinação devidamente preenchido e carimbado pelo veterinário responsável.

- As classes serão divididas da seguinte forma:

1) Especial - de quatros meses e um dia a seis meses;

2) Filhote - de seis meses e um dia a nove meses;

3) Jovem - de nove meses e um dia a quinze meses;

4) Júnior  - de quinze meses e um dia a 24 meses que não tenha títulos registrados na UCB

5) Aberta - acima de 24  meses que não tenha títulos registrados na UCB

6) Campeonato - cães que já tenham o título de campeão UCB

7) Grande campeonato - cães que já tenham o título de grande campeão UCB.

Os cães vencedores da classe Júnior e Aberta disputam o  CAC. No caso de mais de 10 cães inscritos e o árbitro considerar que existam dois cães em igualdade de condições de receberem o CAC, ele poderá outorgar o segundo CAC.

Os cães da classe Campeonato disputam o CGC.

- Para cálculo da idade, leva-se em conta o dia da participação do cão na exposição.

 -As exposições poderão ser: NACIONAIS, SULAMERICANAS E INTERNACIONAIS.

 O Campeonato Sulamericano e o Campeonato Internacional são títulos que nas exposições não apresentam classes.

 Os vencedores de cada classe competem para melhor macho e melhor fêmea.- O melhor macho e a melhor fêmea competem para melhor da raça e sexo oposto em 3 categorias, ESPECIAL/FILHOTE, JOVEM e ADULTO. Os vencedores de raça na classe especial,filhote, jovem e adulto, com a qualificação de excelente, serão automaticamente classificados para disputa de MINI BIS, BIS JOVEM E BIS ADULTO.

Os ESPECIAIS e FILHOTES não competem com os outros para melhor de raça adulto.

A UCB,  seguindo padrão Alianz de divisão de grupo, dividirá as raças em 7 grupos.

GRUPO   I – Cães Pastores e Boiadeiros

GRUPO  II – Cães de Trabalho e Utilidade

GRUPO III – Cães do tipo Terrier

GRUPO IV – Cães de Caça de Aves e Aponte

GRUPO  V – Cães de Caça, Lebreis e Hound

GRUPO VI – Cães de Companhia

GRUPO VII – Cães Toy  e Miniatura até 35 cm


O resultado do julgamento expresso no Mapa de Exposição, deverá ser encaminhado à  UCB , pelo promotor do evento, no prazo máximo de quinze dias. Caso não haja cumprimento do prazo os resultados não serão homologados, e o clube perde o direito de homologar as futuras exposições.

O árbitro poderá ou não conferir  a cada exemplar uma das seguintes qualificações nas diversas classes a serem julgadas:

 Excelente – Quando um cão tiver características que muito se aproximem da descrição do padrão oficial da raça,  levando em conta suas proporções, movimentação características e estado geral do exemplar.

 Muito Bom – Quando um cão tiver características que  se aproximem da descrição do padrão oficial da raça, mas que apresente leves defeitos  levando em conta suas proporções, movimentação característica e estado geral do exemplar.

 Bom – Quando um cão tiver características que  se aproximem da descrição do padrão oficial da raça,mas cujas características deixem a desejar levando em conta suas proporções, movimentação característica e estado geral do exemplar.


Suficiente – quando as  características se aproximam o suficiente da descrição do padrão oficial da raça, mas apresente defeitos  graves levando em conta suas proporções, movimentação, ou não se encontre em bom estado.

 - Serão desclassificados:

 Os exemplares que apresentarem timidez,  agredirem seu apresentador, outros cães e o árbitro.

Quando o apresentador transgredir as normas de boa conduta e respeito ao árbitro, bem como, quando o cão apresentar defeitos de ordem transitória, como  doenças infecto-contagiosas ou tosa em desacordo com o padrão da raça.


 - Serão desqualificados:

 Os exemplares que apresentarem cegueira, surdez, monorquidismo (ausência de um testículo), criptorquidismo (ausência de ambos os testículos), atipicidade (ausência das características raciais de acordo com o padrão), qualquer aleijão ou mutilação não prevista no padrão, bem como as faltas descritas no padrão da sua raça como "desqualificante".

A desclassificação ou desqualificação não dará  direito ao ressarcimento do dinheiro da inscrição.


O Handler / proprietário será o responsável pelo bem estar do exemplar durante o tempo que durar o evento, devendo tomar o cuidado de não deixá-lo sem água, em local não apropriado e exposto a intempéries.


Casos omissos serão estudados pela diretoria da UCB.


TÍTULOS PROMOCIONAIS DE BELEZA

- Título Campeão de Beleza Classe Especial
O Certificado de Aptidão a Campeão Especial UCB (CCE), será fornecido a todo exemplar com idade de 04 (quatro) meses e 1 dia, até 06 (seis) meses, participantes da classe ESPECIAL, que obtiver a qualificação EXCELENTE. O CCE será entregue ao proprietário no ato da exposição, e será valido apenas com a confirmação do mesmo no Mapa Geral de Resultado. Farão jus ao Título de Campeão Especial UCB , o exemplar que conquistar 03 (três) CCE concedidos por árbitros diferentes. O prazo para requerimento da homologação do título é de 60 dias após sua emissão, caso contrário, o certificado de aptidão perderá a validade.

- Título de Campeão Filhote
O Certificado de Aptidão à Campeão Filhote UCB (CCF), será fornecido a todo exemplar com idade mínima de 06 (seis) meses e um dia até 09 (nove) meses, qualificado como Excelente.O CCF entregue ao proprietário, no ato da exposição, estará sujeito a confirmação no Mapa Geral do Resultado. Farão jus ao Título Campeão Filhote UCB, todos os exemplares que conquistarem 03 ( três) CCF, concedidos por árbitros diferentes deverá ser homologado em até 60 dias após a emissão do último CCF, ou perderá a validade.

- Título de Jovem Campeão de Beleza
O Certificado de Aptidão à Jovem Campeão UCB (CCJ), será fornecido a todo exemplar com idade de (09) nove meses e um dia a (15) quinze meses, qualificado como Excelente. O CCJ entregue ao proprietário, no ato da exposição, estará sujeito à confirmação no Mapa Geral do Resultado. Farão jus ao Título de Jovem Campeão UCB todos os exemplares que conquistarem 03 (três) CCJ concedidos por árbitros diferentes e deverá ser homologado até 60 dias após a emissão do ultimo CCJ, ou perderá a validade.

- Título de Campeão de Beleza
O direito de obter o Certificado de Aptidão a Título de Campeão UCB será a todos exemplares com idade superior a (15) quinze meses, qualificados como excelente. A concessão deste Certificado será de (01) um CAC por sexo em cada raça, salvo quando o árbitro julgar que existam dois cães em igualdade de condições de receber o CAC, neste caso poderá ser concedido o segundo CAC na mesma raça. Duas classes disputam o CAC, a Junior e a Aberta. No caso de especializadas com grande número de cães as classes serão divididas em Junior A, cães de 15 meses e um dia a 18 meses e Junior B cães com 18 meses e um dia a 24 meses. Farão jus ao título de Campeão UCB, 
MACHOS: Que conquistarem 05 (cinco) CACs concedidos por árbitros diferentes, onde 1 (um) CAC deverá ser acompanhado da conquista de Melhor da Raça / Reserva da Raça ou 07 (sete) CACs.
FÊMEA: Que conquistarem 04(quatro) CACs concedidos por árbitros diferentes, onde 1 (um) CAC deverá ser acompanhado da conquista de Melhor da Raça / Reserva da Raça ou de 6 CACs.
O título de Campeão UCB deverá ser homologado até 60 dias após a emissão do ultimo CAC ou será cancelado.O CAC entregue ao proprietário na exposição estará sujeito à confirmação no Mapa Geral do Resultado.
O exemplar que, no decorrer do evento, atingir o nº de CAC que o habilita ao título, poderá solicitar a mudança de classe junto à secretaria, comprometendo-se a requerer, no prazo de 30 (trinta dias) a homologação.

- Título de Grande Campeão de Beleza
O Certificado de Aptidão à Grande Campeão UCB (CGC) será concedido a todo exemplar qualificado como excelente e portador do título de Campeão de Beleza, concedido pela UCB.O CGC entregue ao proprietário no ato da exposição está sujeito à confirmação no Mapa Geral do Resultado.O CGC (Certificado de aptidão a Grande Campeão UCB) é um certificado concedido por sexo, raça ou variedade, somente na classe Campeonato, a critério do árbitro, com pontuação entre 1 a 5 pontos, e de acordo com o julgamento do mérito, não havendo a obrigatoriedade em conceder, ao 1º colocado cinco pontos, nem sequer obedecer a uma seqüência de pontos para os demais, sendo obrigatória a concessão, seja qual for o número de pontos, aos exemplares qualificados como excelentes, observando as condições e o limite estabelecido.Farão jus ao Título de Grande Campeão de Beleza UCB, os exemplares com título de Campeão de Beleza, homologados pela UCB e portadores de CGCs confirmados e homologados no Mapa Geral do Resultado da Exposição, conforme segue:
MACHOS: obtenção de 30 (trinta) pontos de CGC, confirmados e homologados, atribuídos por 05 (cinco) árbitros diferentes e 03 (três) classificações de Melhor de Raça ou Reserva de Raça , ou ainda pontuação em dobro.
FÊMEAS: obtenção de 20 (vinte ) pontos de CGC confirmados e homologados, atribuídos por (03) três árbitros diferentes e 02 (duas) classificações de Melhor da Raça ou Reserva de Raça,ou ainda pontuação em dobro.
O Título de Grande Campeão UCB deverá ser homologado até 60 dias após a emissão do último CGC.

- Campeão Sulamericano de Beleza
O título de Campeão Sulamericano será concedido a todo exemplar que tiver obtido 04 (quatro) CACSUL (Certificado de Aptidão a Campeão Sulamericano), concedidos por árbitros diferentes em exposições Sulamericanas, sendo no mínimo 01 (um) árbitro estrangeiro e com qualificação de excelente, idade mínima de 15 (quinze) meses e 01 (um) dia, para o melhor do sexo, podendo ser passado ao reserva do sexo caso o primeiro não mais precise recebê-lo. O título deverá ser homologado até 60 dias após a emissão do último CACSUL. O CACSUL entregue ao proprietário, no ato da exposição, está sujeito à confirmação no Mapa Geral do Resultado .

- Campeão Internacional de Beleza
O título de Campeão Internacional de Beleza será concedido a todo exemplar que tiver obtido 04 (quatro) CACIB (Certificado de Aptidão a Campeão Internacional), concedidos por árbitros diferentes em exposições Internacionais, sendo no mínimo 01 (um) árbitro estrangeiro e com qualificação de excelente, idade mínima de 15 (quinze) meses e 01 (um) dia, para o melhor do sexo, podendo ser passado ao reserva do sexo caso o primeiro não mais precise recebê-lo. O título deverá ser homologado até 60 dias após a emissão do último CACIB. O CACIB entregue ao proprietário, no ato da exposição, está sujeito à confirmação no Mapa Geral do Resultado 
O presente regulamento passa a vigorar a partir de 01 de Janeiro de 2015.
Gostaríamos de ressaltar que os custos dos Títulos serão apenas os mínimos necessários para cobrir as despesas de envio dos mesmos. A diretoria da UCB não concorda em cobrar estes títulos, uma vez que os exemplares já pagaram as inscrições nas exposições para poder obtê-los.


OBS: POR CONTA DA LEI QUE EXISTE NA CIDADE DE SÃO PAULO SOBRE CÃES CASTRADOS, ABRIMOS AS MESMAS CLASSES PARA OS CÃES CASTRADOS, QUE TB TERÃO DIREITO AO TÍTULO DE CAMPEÃO CASTRADO UCB. E SERÃO MUITO BEM RECEBIDOS EM NOSSOS EVENTOS.