REGULAMENTO DE CRIAÇÃO


Regras para Registro de Ninhada

A criação de cães de raça pura visa direcionar a criação dos cães para que estes estejam o mais próximo possível da orientação do padrão racial para que possam exercer de forma tranqüila a função para a qual a raça foi desenvolvida.

Criador é todo aquele que tem uma ou mais fêmeas de uma determinada raça pura com pedigree e que registre devidamente seus descendentes com o nome que ele escolheu para representar sua criação. O nome pode ser um afixo ou um sufixo.

A UCB não aceitará registro de cães provenientes de pedigrees de outro sistema cinológico se o mesmo não tiver no mínimo 2 gerações registradas no pedigree, ou seja o RI ou CPR do mesmo só poderá constar a partir da 3ª geração em nossos registros.

Terá direito a pedigree todo filhote nascido de pais de uma mesma raça que tenham pedigree sem restrição no sistema UCB.

- A solicitação do registro de afixo será feita pelo criador à UCB, através de um requerimento e enviado para sede da UCB e estará sujeito a apreciação e aprovação do mesmo.

-Não será permitido o acasalamento entre irmãos inteiros.

-Nenhuma fêmea poderá ter filhotes registrados com diferença de nascimento entre as ninhadas menor que 6 meses.

-Ninhadas nascidas de fêmeas com menos de 1 ano de idade não poderão ser registradas.

- Para filhotes de raças cuja cor não é aceita no padrão, mas que eventualmente possam nascer de pais sem este fenótipo, haverá uma observação de “não aconselhável o acasalamento” no pedigree. Se por ventura este cão acasalar, os filhotes não terão direito a receber pedigree na UCB.


- TODO CRIADOR PODERÁ REGISTRAR CÃES COM IMPEDIMENTO DE CRIAÇÃO. Esta Observação deverá ser preenchida no espaço destinado no MAPA DE NINHADA, no CIR, ou no PEDIGREE no local de transferência. Estes cães terão o RG UCBI, a letra I significa IMPEDIMENTO de registro de filhotes daquele cão no sistema UCB.

- Casos especiais poderão surgir e os mesmos serão analisados pela diretoria Cinotécnica e Genealógica mediante a um requerimento preenchido de próprio punho e assinado pelo criador.

- O criador deverá solicitar o registro da ninhada no prazo máximo de 90 dias, após este prazo haverá uma multa que será progressiva de acordo com o tempo demorado para o registro.

- Não haverá possibilidade de anexar mais nenhum filhote ao mapa de ninhada depois de seu registro feito na UCB.

- Os pais com pedigrees de outros sistemas, que estejam de acordo com as normas da UCB, receberão uma numeração de RG/UCB.

- Na solicitação do registro serão pagas de imediato as taxas devidas que serão regidas pela tabela em vigor de acordo com a data de nascimento dos filhotes.

- O nome dos filhotes será de livre escolha do criador, porém deverá obedecer ao número de caracteres pré determinado, incluindo o afixo ou prefixo e espaços para que não haja problema no preenchimento dos pedigrees. Caso o novo proprietário desejar udar o nome de um cão já registrado o criador deverá enviar um e.mail para UCB requisitando a mudança de nome, sem anuência do criador o nome não poderá ser modificado. Essa mudança em nosso sistema gera uma cobrança de taxa de mudança de nome.

-Junto ao mapa de ninhada devidamente preenchido deve ser enviada uma foto da ninhada com no máximo 60 dias, o pedigree dos pais e comprovante de pagamento.

- O mapa de ninhada poderá ser enviado por e.mail (apenas serão aceitos mapas enviados pelo e.mail pré cadastrado). ou pelo correio, sempre acompanhados de um xerox do pedigree do pai e da mãe, foto da ninhada, e comprovante de pagamento.

- O criador receberá um documento PRN, acusando o pedido de registro da ninhada  via e.mail onde constará o nome do criador, dos pais da ninhada, de todos os filhotes e cor e número de registro da UCB. 

- A UCB terá o direito de recusar o registro de nomes que julgar inadequados.

- No caso de repetição de nome do exemplar pelo mesmo criador, será obrigatório o uso de numerais ou letras que façam diferenciar um nome de outro.

- Os casos omissos serão resolvidos pela diretoria de Registro Genealógico da UCB.